É cada vez maior às necessidades das empresas de contar com uma consultoria e assessoria empresarial adequada, tendo em vista as inúmeras alterações na legislação, que ocorrem periodicamente, sufocando os departamentos que tem uma agenda de obrigação fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária, a ser cumprida rigorosamente, sob pena de aplicações de severas penalidades por descumprimento, que às vezes acontecem por simples descuido ou falta de fiscalização.
Trata-se, portanto, de um conjunto de serviços especializados, realizados pelos empresários contábeis e jurídicos, que procuram aperfeiçoamento para a aplicação correta dos procedimentos adotados. Mas não é somente isso, não se restringe apenas em cumprir as determinações legais emanadas pelo Fisco, mas sim de elaboração de planejamento organizacional, financeiro, contábil e jurídico. As empresas necessitam de planejamentos, de metas a serem cumpridas, de adoção de medidas que visem dar segurança nos registros e nas informações adequadamente. Necessitam de acompanhamento, de análises e de relatórios concretos da situação periodicamente.
Esse conjunto de serviços que podem ser oferecidos por escritórios especializados, que poderão ir desde a assessoria para o cadastro e análise do padrão de crédito do comprador de seu cliente, inclusive aconselhando a concessão ou não do crédito, consultoria empresarial com administração do fluxo de caixa, gestão dos créditos, acesso ao mercado internacional, a obtenção de empréstimos bancários, enfim, tudo o que possa ser oferecido ao empresário, para que o mesmo possa liberar-se de uma série de encargos na área de administração financeira.
Na área de recursos humanos ou de marketing, as empresas devem contar com uma assessoria atuante e determinada, que deve buscar o fortalecimento para a base e a estrutura funcional, com seleção de pessoas capazes de desenvolverem atividades ou funções adequadamente dentro do perfil traçado pela empresa.
É necessário ainda, para a saúde das empresas, uma assessoria e consultoria contábil que vise inibir todas as questões prejudiciais causadas pela interpretação equivocada de normas e de procedimentos, mormente com emissão de documentos fiscais em desacordo com a legislação, e a guarda das informações como obrigação acessória dos registros. A organização, a fiscalização e o controle, devem ser aplicados corretamente, para o seu integral cumprimento, sem que exista sobrecarga nas execuções dos serviços realizados administrativamente.
Por outro lado temos que as empresas necessitam de um acompanhamento maior por parte dos empresários contábeis, que não podem mais simplesmente ficar restritos ao âmbito de seu escritório, havendo a necessidade de comparecerem às empresas para colocarem em prática todos os procedimentos necessários, fazer reuniões de trabalho em grupos.
A informática é a grande aliada dos empresários, e os empresários contábeis podem facilitar todos os registros com adoções de programas de fáceis manuseios, e de aplicação rápida com retorno imediato. A orientação deve ainda atingir os equipamentos de informáticas, material aplicado e o seu uso corretamente.
Há necessidade ainda que as empresas tenham uma assessoria jurídica que possa preventivamente elidir todos os problemas trabalhistas, que é o grande vilão das empresas, que pagam um alto preço pela desorganização e pela aplicação incorreta das normas estabelecidas na CLT e nas demais legislações vigentes. Os pareces jurídicos são de grande valia quando elaborados de acordo com as necessidades das empresas e sua aplicação é feita de forma correta, cumprindo as normas corretamente sem que extrapole os limites determinados.
Em suma, as empresas para sobreviverem e serem competitivas, tem que sair em busca dessa assessoria e da consultoria empresarial que engloba uma série de atividades e de serviços a serem executados. Faz necessário que o empresário contábil adeque-se a essas necessidades e passem a oferecer esse serviço aos seus clientes, com a finalidade de um melhor atendimento e de uma organização empresarial especializada. O empresário contábil deve nos dias de hoje, ter parcerias com todos os profissionais que atuam nas áreas de atendimento aos empresários, aos industriários, enfim, a todos os empresários seja setor que for, com finalidade de integração e realização.
Mas não se deve apenas limitar-se em orientações. É necessário ainda que sejam realizados procedimentos de fiscalização e de controles dos registros, das metas e do planejamento elaborado para cada período. A demonstração de resultados práticos, objetivos e seguros, devem estar elaborados de acordo com a real situação, sem que haja desvio das finalidades e do planejamento traçado.
O planejamento da empresa deve ser discutido e nele previsto todas as situações e turbulências do mercado, estando sempre à frente àqueles que se dedicam exclusivamente a dar ao empresariado uma solução para cada tipo de problema que envolve as empresas.
Por fim a assessoria e a consultoria empresarial e a grande inovação deste milênio.
Alberto L. Matoso
Contador e Advogado Empresarial