Home

Área Restrita

Últimas Notícias

Serviços Públicos

Certidões

Situação Cadastral

Formulários

Contatos

A Hora e a Vez do Empresário Contábil

Existe em cada um de nós a inconsciente presunção de que estamos sendo entendidos todas as vezes que falamos ou nos comunicamos, mas isso não é verdade. Existem no universo milhares e milhares de pessoas e, certamente, não se encontra duas que ajam, pensem e sintam da mesma maneira e tenham a mesma opinião.

Se afunilarmos o pensamento, vamos nos deparar com o estado de espírito diário de cada um, suscetível às mudanças de diversos fatores, enfim, como uma gama variada de barreiras que impedem que a comunicação e o crescimento profissional flua normalmente, atingindo seus alvos e objetivos nos trazendo, como respostas, as reações desejadas.

Toda mudança que possa vir a ocorrer em nossa postura externa começará internamente. E isso é uma realidade incontestável.

É necessário que o profissional contábil esteja sempre preparado para as mudanças que acontecem periodicamente, especialmente, atento às mudanças tributárias e fiscais, uma vez que ele representa para a empresa e demais clientes a segurança que estes precisam em seus registros contábeis, econômicos e financeiros.

A contabilidade, como todos os segmentos da sociedade, evoluíram, e acompanham as tendências da globalização mundial. Porém, se os profissionais habilitados a exercer a função de contabilista, não se atualizarem diariamente, certamente, serão sufocados pelo próprio sistema, que hoje já não mais permite que aventureiros se lance ao mercado de trabalho sem o menor conhecimento de administração e técnicas contábeis, além é claro, do conhecimento amplo da legislação tributária.

É até com saudades e uma ponta de nostalgia que podemos lembrar e falar um pouco, talvez, dos grandes mestres do passados que foram carinhosamente batizados de “guarda-livros”. Este tipo de profissional no dia de hoje foi substituído pelo “empresário contábil”, àquele que dedica-se, não só em ensinar, mas também em aprender a preparar equipes de trabalhos que podem, perfeitamente, assumir o controle de um grande escritório, ou o departamento contábil de uma grande empresa.

O profissional contabilista atual, acompanhou a evolução de informática, e fez dela, além de parceira, uma grande aliada na eficácia e apuração dos dados patrimoniais. O mais saudosos preferem sempre usar a cautela, mas aos poucos começam a perceber, ceder em suas opiniões, e é evidente que as mudanças fluem naturalmente.

É preciso porém, que o profissional contábil não seja legislador, mas sim, um grande interpretador das normas legais impostas pelo fisco. É necessário que saibam interpretar e aplicar corretamente às normas estabelecidas nas letras e artigos da Lei. É necessário a orientação a seus subordinados, o envio das informações corretas às empresas e clientes aos quais presta serviços.

A responsabilidade do profissional contábil vai muito mais além de simples registro das informações de seus clientes na apuração os resultados no encerramento do exercício. A seriedade que se reveste quando da divulgação do resultado, deve ser transparente e os números apresentados, além de verdadeiros, devem ser confiáveis e jamais maculados por manobras que visem ludibriar àqueles que de uma maneira ou outra vão analisá-los para qualquer finalidade.

Atualmente vê-se uma grande necessidade de atualização e informações e os profissionais contábeis estão buscando periodicamente adequar-se as regras de mercado competitivo e, senão rentável, pelo menos satisfatória financeiramente, que geram inúmeros empregos diretos e indiretos.

A relação clara e transparente entre os contabilistas e as empresas e demais clientes, geram confiança e criam uma enorme expectativa da responsabilidade de ambas as partes, além é claro, da existência do elo profissional da prestação do serviço eficiente.

Para se atingir o ápice na atividade profissional contábil, é necessário que se busque modificar conceitos e costumes, que, se busque um entrosamento entre escritório e empresa, que este elo de ligação não seja um simples ato corriqueiro do cotidiano, mas acima de tudo seja uma realização profissional e a satisfação de seu cliente de acordo com as necessidades.

Atualmente, face a evolução dos estudos e das exigências das faculdades, o mercado profissional dos contabilista encontra-se àqueles que buscam se afirmar, que buscam inovar, modificar, orientar e aprender sobre esta nova e moderna atividade profissional que é ser um “empresário contábil”.

O empresário contábil não veio para substituir os contadores, os técnicos e os saudosos “guarda-livros”. Surgiu por uma necessidade do mercado de melhor divulgar e analisar os resultados econômicos e patrimoniais, através da evolução das empresas e da globalização mundial, com análises modernos da contabilidade.

O empresário contábil deve ter uma visão ampla, moderna e reparadora, e sua versatilidade é que vai determinar e permitir a transformação e a modificação necessária. Porém, não chegará a lugar nenhum o profissional que não tiver caráter, personalidade e acima de tudo respeito para com seus colegas de profissão.

É preciso ser correto, honesto, ter capacidade para alcançar uma evolução. Estar aberto para o aprendizado, realizando reuniões e estudos periódicos, ampliando a sua gama de conhecimento e dos colegas que lhe cerca. É preciso uma mudança, se dolorida, porém satisfatória no futuro, não muito longe, ao alcançar seus objetivos de um grande profissional contábil intitulado “empresário contábil”.

Dr. Alberto Matoso – Contador e Advogado
MARILIA – SP | Abril de 1.999

Mais Notícias

CUIDADOS FISCAIS NA VENDA DE MERCADORIAS E PRODUTOS: CUIDADOS FISCAIS NA VENDA DE MERCADORIAS E PRODUTOS

Legislação sobre folgas para quem trabalhar nas eleições.: Legislação sobre folgas para quem trabalhar nas eleições.

Cármen Lúcia alerta para : Cármen Lúcia alerta para

Confaz regulamenta ICMS de importados: Confaz regulamenta ICMS de importados

Receita exige documento digital para empresas: Receita exige documento digital para empresas

CONTALEX É PREMIADA COMO DESTAQUE NACIONAL 2013: CONTALEX É PREMIADA COMO DESTAQUE NACIONAL 2013

EMPREGADO DOMÉSTICO 2013 - ALTERAÇÕES: EMPREGADO DOMÉSTICO 2013 - ALTERAÇÕES

REGULARIDADE DE IMÓVEIS RURAIS NOS ORGÃOS AMBIENTAIS: REGULARIDADE DE IMÓVEIS RURAIS NOS ORGÃOS AMBIENTAIS

DEFENDA-SE!: 10 DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIA PROFISSIONAL LIBERAL: CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIA PROFISSIONAL LIBERAL

Recolhimento de tributo não impede ação penal: Recolhimento de tributo não impede ação penal

BENEFÍCIOS À PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS: BENEFÍCIOS À PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS

A gestão de custos na pequena empresa : A GESTÃO DE CUSTOS NA PEQUENA EMPRESA

REFLEXÃO - IMPOSSIVEL É CAPAZ!: REFLEXÃO - IMPOSSIVEL É CAPAZ!

Ninguém se importa como o dono se importa.: Ninguém se importa como o dono se importa.

Diálogo entre o vento e o mar, um paradigma contábil: DIÁLOGO ENTRE O VENTO E O MAR, UM PARADIGMA CONTABIL

Gestão Empresarial: Fidelização de clientes

PREVIDÊNCIA: PREVIDÊNCIA

CONTABILIDADE: CONTABILIDADE

ICMS - COMPENSAÇÃO COM PRECATÓRIO: ICMS COMPENSAÇÃO COM PRECATÓRIO

Contalex Consultoria Empresarial

Av. Presidente Roosevelt, 296  -  CEP 17501-480  -  Marília-SP

Fone: (14) 3413-2396  -  Fax: (14) 3454-4424  -  E-mail: contalex@econtalex.com.br

Área exclusiva para clientes Contalex.

Login:

Senha:

Bem vindo a Contalex!

O seu escritório VIRTUAL!